O mercado ainda é carente de profissionais da web

Tiago Ferreira dos Santos

A cada ano que passa, a informática torna-se um conhecimento necessário em vários aspectos na vida das pessoas e das empresas. É um mercado vivo, que constantemente está em evolução e por isso, necessita que os profissionais tenham formação e novos conhecimentos.

Nas corporações o atual cenário é que as empresas necessitam manter-se informatizadas para acompanhar as novas tecnologias.  Pode-se dizer que hoje em dia, é possível fazer quase tudo utilizando um computador, e quem não estiver preparado, fica em desvantagem na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Por isso o curso de informática continua sendo o mais procurado em escolas de cursos profissionalizantes, pois conhecer o básico na utilização de um computador, desde ligar e desligar até aprender a lidar com programas como Word, Excel, Power Point, além de de grande habilidade em digitação, de forma correta e ágil, são pontos importantes para iniciar uma carreira profissional em empresas.

A informática é considerada uma das áreas que mais influenciou a sociedade no fim do século 20 e início do século 21. Isso se deu devido ao avanço tecnológico na transmissão de dados e também na facilidade de comunicação com a internet, que com a evolução nos computadores, se tornou mais ágil e interativa.

A informática está existente em muitos produtos e em quase tudo que se faz. Torna-se cada vez mais essencial para as empresas utilizar as tecnologias para mudanças e avanços. O processo da informática está presente em grande parte de inovações em um grupo empresarial.

Por isso o mercado de trabalho exige que os profissionais saibam lidar com conhecimentos de informática e suas funções. E com o mercado cada vez mais concorrido, um profissional que saiba lidar com conhecimentos além do básico no computador se diferencia.

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam que até 2015, cerca de 95,4 milhões de brasileiros tem acesso à internet e informática, um número abaixo da atual população de 200 milhões de habitantes. Ou seja, o mercado ainda é carente de profissionais que saibam mais que os demais no campo da informática, e o conhecimento é o caminho essencial para garantir uma boa vaga.

Crédito: Jéssica Alves